
O jogo Metal Gear Solid causou grande furor quando saiu como um jogo revolucionario em jogabilidade de ação e com sua história complexa. Metal Gear Solid 2 levou em frente o legado deste enredo, que ficou ainda mais elaborado e firmou MGS como uma série de sucesso. O terceiro jogo da série cimentou muitos dos buracos que haviam na história e desenvolveu mais a lenda de Big Boss, o mentor do nosso protagonista da série.
E por fim temos Metal Gear Solid 4, o finale. Um título tão digno de pertencer a série Metal Gear Solid quanto os outros 3, trazendo mudanças na jogabilidade palpaveis e originais e concluindo com chave de ouro uma história brilhante. E se você for um fã da série, anote: lagrimas podem cair.
História (10)
O mundo mudou. As fabricantes de armas bélicas dominam a economia global e por isso as guerras viraram necessidade pra evitar que um caos econômico aconteça. Em meio a esse mundo onde as guerras deixaram de ser um combate ideológico e passaram a ser uma transação, Solid Snake, nosso protagonista, sofre de envelhecimento acelerado pelo fato de ser um clone; agora tem o corpo de um homem com o dobro da sua idade, e suas habilidades sofreram gravemente com isso. Em o que pode ser seus últimos meses de vida, Snake é encarregado de matar o presidente do maior grupo de corporações armamentistas do mundo, seu irmão Liquid, agora completamente incorporado no corpo de Revolver Ocelot. Enfim, a última missão de Solid Snake.
Kojima sempre fez parecer que a história de Metal Gear Solid foi inventada nas coxas com seus buracos e coisas mal explicadas, mas consegue enfim fechar a série sem qualquer dúvida nesse título. É o capítulo final perfeito, uma conclusão tão coesa quanto é emocional. Brilhante.
Gráficos (10)
Alguns dos gráficos mais bonitos do Playstation 3 ainda hoje, quase 3 anos após seu lançamento. Os conceitos dos personagens são artisticamente originais e o detalhismo gráfico fazem do jogo uma experiência fascinante.
Som (10)
Uma trilha sonora que conta com músicas ja consagradas e apreciadas da série em adição a novas músicas compostas por Harry Gregson-Williams, ganhador de múltiplos premios Grammy. Tão boa quanto deve ter sido cara.
Gameplay (8)
O único ponto que impede o jogo de atingir a perfeição. Metal Gear Solid 4 mantém essencialmente a mesma jogabilidade dos outros títulos da série. Esse não é o problema, é exatamente o que se espera do título. O problema é que Metal Gear Solid 4 não apresenta muitas novidades relevantes. O sistema de armas é superficial, com dezenas de armas onde você apenas vai usar algumas poucas. Além disso, há menos para se jogar do que se espera; para alguns, o tempo de jogo de Metal Gear Solid 4 é menor que o tempo gasto assistindo as cenas do jogo. Enquanto isso pode ser algo bem visto para uns, infeliz e inegavelmente acaba afetando a gameplay.
Porém digno de nota é o modo multiplayer Metal Gear Online, com um sistema semelhante ao visto em multiplayers de FPS de hoje em dia, onde com o tempo o jogador habilita novos equipamentos, porém com a jogabilidade classica da série. Vale a pena conferir.
Conclusão
Metal Gear Solid 4 é talvez um dos jogos mais importantes de sua década. Concluindo apropriadamente uma série com um enredo estupendo, essa montanha russa emocional com valores de filme hollywoodiano é um must have para o Playstation 3.
Pontos Positivos
- História excelente
- Trilha sonora brilhante
- Gráficos lindos até nos dias de hoje
- A cena do microondas
Pontos Negativos
- Sistema de armas fraco
- Pouco gameplay pra tanta cutscene